Pastor afirma que temporal em SP foi causado por ‘espíritos malignos’ durante o Carnaval

O líder religioso Lamartine Posella, da Igreja Batista Palavra Viva em São Paulo, viralizou nas redes sociais. Nele, Posella faz um comentário polêmico a respeito do temporal que atingiu o litoral paulista durante o Carnaval, causando a morte de 44 pessoas, com 49 desaparecidos e mais de 2.496 desabrigados. Para o pastor, a tragédia climática seria fruto da atuação de “espíritos malignos” que teriam sido liberados com a realização do Carnaval, e que estariam se manifestando através do temporal. Ele afirmou que as mãos desses espíritos estariam literalmente envolvidas na tempestade.

Posella continuou, citando a Bíblia e argumentando que os anjos teriam o poder de afetar a natureza e de provocar tempestades e labaredas de fogo. Ele também questionou o motivo da tragédia ter ocorrido durante o período de Carnaval, fazendo uma associação entre as festividades e a suposta ação dos espíritos malignos que teriam causado o temporal em São Paulo. Posella afirmou que estão sendo abertos portais que dão legalidade para que esses espíritos malignos ajam, e que Deus permitiria a calamidade para chamar a atenção de seu povo e dar a oportunidade para que as pessoas se arrependam dos seus pecados.

Enquanto a maioria dos seguidores de Posella concordou com suas afirmações, alguns críticos, como o teólogo e ativista Hermes Fernandes, argumentaram que tragédias como a de São Sebastião são o resultado da maneira como a própria humanidade lida com a natureza, e não têm relação com a ação demoníaca. Fernandes também questionou como alguém com formação teológica acadêmica poderia acreditar em uma crença animista tão rudimentar em pleno século XXI, e afirmou que as leis que regem a natureza são estabelecidas por Deus e uma vez quebradas, trazem consequências, sem relação com portais ou espíritos malignos.

Compartilhe